Bem vindo ao blog do EEB João José de Souza Cabral

Histórico


A Escola de Educação Básica “João José de Souza Cabral” com sede em Canoinhas,está situada à Rua Barão do Rio Branco, nº 59, no Bairro Sossego, município de Canoinhas, Estado de Santa Catarina.
Tem como entidade mantenedora o Estado de Santa Catarina, com sede em Florianópolis, estando para fins de inspeção e orientação Pedagógica, vinculando ao Sistema Estadual de Ensino.
A história de nossa escola teve início, conforme registros de criação pelo Parecer nº 1.200 de 30 de novembro de 1960.
Foi inaugurada como Grupo Escolar em 22 de janeiro de 1961, pela Senhora Elaine Cabral Cheren, filha de João José de Souza Cabral, homenageado como patrono da escola e contando com a presença de seu irmão Otávio Cabral.
Embora tenha sido inaugurada em 1961, funcionou durante este ano com turmas de 1ªa 4ª série em salas cedidas pelo Sindicato Rural, instalado no bairro. No ano seguinte, 1962, passou a funcionar nas instalações próprias na Rua Barão do Rio Branco nº 59.
Em 12 de maio de 1981, pela Portaria nº 177, foi transformada em Escola Básica. Em 1987 passou a oferecer  a Educação Pré-Escolar. No ano de 1993, pela Portaria nº 179 passa a Colégio Estadual.   Com o reordenamento do Ensino Médio, através da Portaria nº 017 de 28 de março de 2000, deixa de oferecer então o Ensino Médio a partir de 2002, passando a denominar-se: Escola de Educação Básica “João José de Souza Cabral”.
Em 2009 transfere o Pré escolar, para  responsabilidade da Prefeitura.
A clientela desta unidade Escolar provém de diferentes classes sociais, e nesta diversidade, conta com alunos oriundos de famílias bem estruturadas e comprometidas com a vida escolar de seus filhos, como também aqueles que vem com diferentes  problemas familiares e sociais que resultam em desvio de conduta, dificuldades de aprendizagem, violência e outras situações que levam a evasão e até repetência.
Com 733 alunos regularmente matriculados, distribuídos em 26 turmas no horário Matutino e Vespertino, atende o Ensino Fundamental.
 A Escola de Educação Básica “João José de Souza Cabral”, tem como principal objetivo proporcionar um ensino de qualidade, que acompanhe as constantes transformações do mundo atual, desenvolvendo a criatividade, favorecendo a busca de alternativas para a melhoria da qualidade de vida e construindo saberes indispensáveis para a inserção social.
O corpo administrativo é composto por:
1 Diretor (a) de Escola            1 Assessor de Direção
1  Assistente de Educação     2 Especialistas Educacionais
2 Assistentes Técnico Pedagógico.
O corpo docente é formado por professores que atuam nas diferentes áreas do conhecimento. Contando ainda com 3 agentes de serviços gerais.

2 comentários:

  1. Oie meu nome é Paloma
    e queria saber se essa escola é
    particular ..
    Porque talvez irei estudar ai
    só se não for particular é claro
    obg des de ja me mandem a resposta para o
    meu email : palomaamajesus@hotmail.com

    ResponderExcluir